Como fazer conserva de molho de tomate artesanal

A busca por hábitos de vida mais saudáveis é algo cada vez mais comum na vida dos brasileiros. Alimentação balanceada, e inclusão de atividades físicas no dia a dia, são objetivos de cada vez mais pessoas.

Eu já compartilhei aqui no blog que faz algum tempo que também estou buscando hábitos mais saudáveis, e isso não inclui apenas alimentação e atividade física, mas coisas que nos fazem bem e nos garantem uma qualidade de vida melhor. Já compartilhei com vocês 3 receitas saudáveis que costumo fazer no dia a dia.

Hoje vou falar do molho de tomate que eu e minha mãe fazemos há alguns anos. Não tem conservante, não tem corante e nenhum tempero pronto, tudo artesanal, cheio de saúde e sabor de verdade!! Bora conferir a receita?

Você vai precisar de:

5 quilos de tomate

200 gr de cebola

3 dentes de alho

Cheiro verde à gosto

Sal e açúcar à gosto

Preparo

Lave bem os tomates (são usados com casca), corte-os em quatro pedaços, bata no liquidificador com um pouco de água para facilitar. Os temperos você pode picar, ou bater também, eu bati tudo para facilitar.

Misture a cebola, o alho e o tempero verde ao tomate batido, e leve ao fogo com o sal e o açúcar e deixe ferver até o ponto de pasta grossa.

*Não se preocupe muito com a quantidade de sal e açúcar, mas acrescente os dois em quantidades parecidas para deixar o molho neutro, já que ele será usado para completar outras receitas, que também levam tempero.

O molho de tomate artesanal fica mais ou menos 1\3 da quantidade inicial. Diminui bastante ao longo do cozimento, e o tempo varia de acordo com o seu fogão, mas cozinhe em fogo baixo e devagarinho, não precisa mexer o tempo todo.

Depois de engrossado, deixe esfriar, coloque em vidros, vede-os, e leve-os em uma panela forrada com toalhas e com a água pela metade para cozinhar mais um pouco e garantir a durabilidade das conservas.

Está pronto para uso! Pode usar em vários pratos. Nós fazemos todo ano, essa foi a primeira receita de 2019, mas fazemos várias para ter estoque para o ano, rs.

Dica: Nós usamos tomates da horta, mas se você for comprar para fazer, capriche na limpeza dos tomates, como a casca vai junto, é importante lavá-los muito bem para eliminar o veneno.

*Não colocamos alho, mas colocamos meio pimentão verde, deixamos o alho para incluir em cada receita individual. Lá em casa nem todos gostam muito, por isso não colocamos no molho, é opcional.

E aí, quem gostou? Me conta nos comentários o que achou, e se tiver alguma receitinha assim para compartilhar, vou adorar!!

…Já imaginando um macarrão caseiro com esse molho. 😛

Compartilhe! ♥
Facebook
Instagram

2 thoughts on “Como fazer conserva de molho de tomate artesanal

  1. Huuummmmm, que delícia…

    Vou tentar fazer qualquer dia desses…. esse molhos industrializados são horríveis….

    Obrigada por compartilhar essas receitas…

    Bjus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Facebook
Instagram