Retretas de verão de SBS divertem as famílias há mais de 70 anos

Quem é são bentense ou mora aqui há um tempo, certamente tem alguma lembrança das retretas de verão, não é? Seja de esperar pela chuva de balas quando criança, encontrar os amigos na adolescência, ou simplesmente pelo “costume familiar” de ir em pelo menos, uma retreta do verão na praça central da cidade.

Acredito que esse é um dos maiores privilégios de morar em cidades pequenas e tradicionais, os programas familiares são mantidos na cidade, e você pode passear pela praça bem à vontade sem o mesmo receio das pessoas que moram em centros urbanos.

É claro que as retretas de verão de SBS também já foram bem mais familiares, hoje em dia encontramos por lá vários grupinhos a fim de fazer qualquer coisa, menos curtir a noite tranquila. Mas ainda é beeem pouco e não chega a incomodar e tirar o sossego. 🙂

Nessas fotos dá pra perceber as famílias aproveitando a apresentação, e também é nítido que a faixa etária é bem mista, dos netos aos avós, a retreta anima a família toda!

Eu moro em SBS há quase três anos, e no passado fui até lá para conhecer e comer uma coisinha diferente e gostosa. Sabe aqueles dias que queremos comer qualquer coisa, menos o que tem em casa? Então.. Para esses dias, a retreta é uma ótima opção!

Registrei algumas das opções que as barraquinhas oferecem nas noites de retreta:

Espetinho de vários sabores…

Pastel feito e frito na hora!!!

A tradicional batata recheada…

O crepe suiço, para nos deixar com saudades da praia, rsrs. (O meu favorito é o de chocolate branco 😛 )

Os churros, que também são fritos na hora e recheados com o sabor de sua preferência:

E ainda tem a barraquinha de gostosuras caseiras para você levar para casa. Tem bolachinhas, pão de vários sabores, geleias e a tradicional cuca, que é tão famosa, que quando eu cheguei já tinha acabado rsrs.

Sabe o que me deixou mais encantada na noite da retreta? Essa vista maravilhosa para a Matriz, toda iluminada ela abençoa as deliciosas noites na praça de SBS.

Se você ficou com vontade e não foi em nenhuma retreta esse ano, aproveite que ainda dá tempo! As retretas iniciaram na última quarta-feira 17, mas ainda acontecerão mais 5 edições. São elas: Hoje, 24/01, 31/01, 07/02 e 14/02 na Praça Getúlio Vargas à partir das 20h30, e no dia 09/02 uma edição especial na Praça Leopoldo Rudnick em Oxford.  Dá tempo de se programar para curtir uma noite de quarta-feira no centro da cidade curtindo nossa cultura alemã, ein?

Um pouquinho sobre as retretas de verão de São Bento do Sul

Super tradicional na cidade, as retretas de verão acontecem há mais de 70 anos em São Bento do Sul. A tradição cultural iniciou na década de 40 e acontecia no “Jardim Getúlio Vargas”, que é a praça central de hoje, onde continuam acontecendo as retretas.

A centenária Banda Treml anima as retretas de São Bento do Sul desde os anos 40, o repertório de músicas folclóricas alemãs é apresentado nas noites de quarta-feira entre janeiro e fevereiro de cada ano, e em todos anos traz vários fãs para prestigiá-los.

Os eventos iniciam às 20h30 e no final da retreta acontece sempre a chuva de balas para alegrar as crianças que se divertem na praça. Mas deixe eu contar que não é só criança que se diverte com a chuva de balas não, ein? Rsrs. Nas imagens que eu registrei dá pra ver pessoas de todas as idades fazendo a festa!!!

As retretas de São Bento do Sul reúnem diversão, comida boa, animação típica alemã e o delicioso clima das noites de verão. É um ótimo programa para curtir com a família, encontrar os amigos, ou passear com o love. <3

Se você gosta de programas assim, pra curtir em família, vai adora essa sugestão de passeio para Rio Natal, tem dicas de lugares para conhecer por lá, e também os detalhes do tradicional Restaurante Ruda.

E você, costuma curtir as retretas de verão? O que você mais gosta de curtir por lá? Deixe aqui seu comentário, vou adorar saber!!

Compartilhe! ♥
Facebook
Instagram

2 thoughts on “Retretas de verão de SBS divertem as famílias há mais de 70 anos

  1. Vc é demais!
    Curto demais tudo que posta, a forma com que escreve, mto rica em detalhes!
    As retretas são realmente boas demais, muito familiar!

    Agora, uma dica sobre onde vc deveria conhecer e experimentar: Wasabi – comida japonesa.
    E se quiser te acompanho com maior prazer!! S2

    Beijinhos
    Tô amando essa sua idéia do blog! :-**

    1. Oiii Kelly!!! Que bom saber que você está gostando do blog!!

      Obaa, adoro sugestões, e o Wasabi já está na minha pauta, em breve… rsrs

      Beijinhos e continue acompanhando o blog. <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Facebook
Instagram