Bolacha caseira de coco/amendoim com chocolate {receita mãe da Joci}

Eu já contei aqui no Blog que sou do interior, e vocês sabem, famílias do interior, sempre têm a casa farta de quitutes caseiros, não é? Imaginem que eu vou pra casa dos meus pais todo final de semana, e que em cada semana, tem um doce diferente me esperando.. #óvida

Uma das tradições da minha família, é fazer essa bolacha caseira de coco, ou como eles chamam, “bolacha de máquina”, e vocês já vão entender o motivo do apelido, rs.

Essa bolacha pode ter muitas variações, a receita original é com coco. Mas, como adoramos inventar, fazemos ela também com amendoim, e a nova descoberta, passamos chocolate na ponta para deixa-la mais charmosinha e irresistível pra acompanhar um cafézinho. 😛

bolacha caseira_blog da joci

Em uma manhã de sábado, eu e a mãe (Dona Meri), preparamos a receita e renderam muuuuitas bolachas (encheu uma lata de alumínio de 18 litros). Dá um certo trabalho, mas é gostoso. Nas fotos que vou compartilhar com vocês, vou mostrar a realidade da receita mesmo, tá? Dá bagunça sim, a casa fica cheia de farinha, mas vale a pena. 😊 A receita rende tanto, que deu pra distribuir entre a família, rs. Elas duram em média uns 2 – 3 meses se forem guardadas bem embaladas. (Normalmente usamos latas de alumínio ou vidro).

Anote os ingredientes da bolacha caseira de coco da minha mãe:

1kg de açúcar

12 ovos

100 gramas de coco + 100 gramas de amendoim torrado e moído ou 200 gramas de coco.

500 gramas de polvilho doce ou amido de milho (Maisena)

700 gramas de gordura (dê preferência para manteiga, nessa receita usamos 600gramas de manteiga e 100gramas de banha)

1 lata pequena de fermento em pó (Royal)

Farinha de trigo até dar o ponto da massa

200 gramas de chocolate derretido para decorar

Misture bem os ovos, acrescente o açúcar, a gordura (derretida), o polvilho ou amido e um pouco de trigo, e o fermento.

Depois de misturar esses ingredientes, nós dividimos a massa em duas partes. Em uma delas colocamos o coco e em outra o amendoim. Dessa forma usamos a mesma receita para fazer dois sabores diferentes, até porque a mãe adora as de coco e eu prefiro amendoim, rs. Mas, caso queira fazer tudo de coco, é só excluir o amendoim da receita, e colocar 200gramas de coco na massa.

Agora você precisa dar ponto à massa, vá acrescentando trigo até a massa desgrudar da bacia e depois amasse-a sobre a mesa com um pouco de trigo, até que desgrude totalmente do tampo da mesa e das suas mãos.

Para dar formato às bolachas, usamos uma máquina de bolacha caseira, a mesma tem faca para moer carne, quem sabe alguém da sua família tenha e você possa emprestar pra fazer a receita. 😊

Dividimos a massa em pequenas porções e começamos os cortes em diferentes formatos até acabar com a massa. Para facilitar, deixamos elas em tiras sobre e mesa, e quando a mesa enche, cortamos todas com uma faca e colocamos na fôrma para assar.

Você deve assar essas bolachas de coco/amendoim em forno pré-aquecido de 200º até que elas dourem (cuidado pra não ficarem cruas embaixo).

Para finalizar, pegamos uma porção delas, e passamos um dos lados no chocolate derretido, levamos ao freezer por alguns minutos para dar o choque térmico, e pronto! Lindas e deliciosas para serem saboreadas. 😊

O bom de ter essas bolachas em casa, é que quando bate aquela vontade de um docinho, tem essa opção para fugir de biscoitos industriais cheios de conservantes e aromatizadores de sabor. Não é uma receita “saudável”, mas pelo menos você sabe tudo o que está ingerindo, e  com limite, não existe nada que não possa ser consumido.

Gostou da receita? Minha mãe faz outros tipos de bolacha também, se gostarem das receitas da Dona Meri, logo vou postando mais. 😀

E na sua família, também existe esse costume de fazer bolachas caseiras? Deixe seu recadinho aqui, e se fizer a receita, não esquece de mencionar o instagram do blog, tá? Aqui nesse link tem mais receitas pra te deixar com água na boca.

Beijinhos e até quinta-feira que vem!!

Compartilhe! ♥
Facebook
Instagram

3 thoughts on “Bolacha caseira de coco/amendoim com chocolate {receita mãe da Joci}

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA *

Facebook
Instagram